Trabalhos Apresentados | Escalão 2

Permacultura / Agricultura biológica

Autores: .

Visitamos uma quinta, em Guimarães, que aposta na agricultura biológica / permacultura., e, do manancial de informações recolhidas, centramo-nos em três aspetos: carneiro hidráulico, produção de cogumelos, fertilizantes biológicos.

A permacultura considera três princípios éticos: cuidar da Terra, cuidar das pessoas e reinvestir os excedentes. Além de ser um método para planear sistemas de escala humana, proporciona uma forma de se visualizar o mundo e as relações entre as suas diversas dimensões. Assim, será uma forma de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para  melhorar todos os esforços realizados pelos seres humanos com vista a um futuro sustentável, numa cultura permanente do ambiente. Na agricultura, procura unir o conhecimento ancestral às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento da atividade agrícola de forma viável e segura para o agricultor.

A bomba de aríete ou carneiro hidráulico permita elevar água de um ponto de captação para uma altura superior, de forma económica,sem recurso a combustível ou energia elétrica e sem exigir grande manutenção. O seu princípio de funcionamento utiliza o efeito «golpe de aríete», uma sobrepressão que ocorre num tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção abrupta. Este fenómeno pode ser observado quando interrompemos bruscamente o fluxo de água numa mangueira que se movimenta. O nome decorre do intermitente e característico barulho proveniente do seu desenvolvimento.

Os fertilizantes biológicos utilizados na quinta eram, sobretudo, cinzas, composto e urtigas. As urtigas, além de serem um adubo eficaz para o crescimento das plantas, é também um repelente de ácaros e pulgões.

A produção de cogumelos realiza-se em troncos de árvores, completando-se, nesta atividade um ciclo: troncos, para produzir os cogumelos; reaproveitamento para aquecimento doméstico; utilização das cinzas para fertilizar as terras.

Fontes: http://www.portaldojardim.com/pdj/2009/08/19/chorume-de-urtigas/

http://permacultureprinciples.com/pt/

http://portaldapermacultura.jimdo.com/a-permacultura/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_57.asp

Escola Prof. Cenatex ( Guimarães )