Trabalhos Apresentados | Escalão 1

Almanaque na Agricultura 2014

Autores: Ana Couto; Ana Soares; Helena Ferreira; Joana Ferreira

I – Objetivos

A participação neste desafio, tem como base o programa Eco-Escolas do qual a Escola faz parte e tem como objetivo principal a formação de cidadãos informados e interventivos, principalmente na área do ambiente e da sustentabilidade. Fazem ainda parte dos nossos objetivos os que foram definidos no regulamento do desafio Valorfito. Estando a escola inserida numa área em que existe bastante agricultura para consumo em casa e algumas pequenas explorações agrícolas faz todo o sentido a decisão da participação neste concurso como forma de divulgação do Sistema Valorfito.

II – Metodologia

Fase 1 - Arranque

A participação no desafio foi discutida e aprovada no âmbito do projeto Eco-Escolas. De seguida, o desafio foi proposto às 3 turmas do 8º ano, no final do 2.º período, integrado na disciplina de Educação Tecnológica. As turmas trabalharam em vários projetos relacionados com o ambiente, como a construção de uma horta, e de um charco, tendo ficado o almanaque a cargo de um dos grupos de cada turma. Foi explicado e divulgado o regulamento do concurso. Foi referido que o trabalho de cada equipa seria contabilizado para a avaliação do 3º período e que seria escolhido para concurso o melhor da escola.

Fase 2 – Planeamento e desenvolvimento

Foram dedicadas algumas aulas de pesquisa, em cada turma, para a realização do trabalho. Foi utilizada a internet. Os alunos recorreram também aos seus familiares para mais informações. A professora da disciplina e a coordenadora do projeto Eco-Escola foram acompanhando os alunos no seu trabalho. Note-se que os alunos tinham já alguma base de informação sobre o sistema Valorfito, pois participaram num concurso de desenho sobre esse sistema, no primeiro período.

Fase 3 – Avaliação

Os trabalhos foram avaliados de acordo com as regras do regulamento do desafio. Com o apoio da equipa Eco-Escolas foi selecionado o melhor da escola; este destacou-se dos outros por estar completo e bem organizado. Foi feita uma revisão ligeira do trabalho apresentado inicialmente, no que toca essencialmente à língua portuguesa.

III – Resultados obtidos

A participação no desafio foi considerada positiva. De destacar o bom envolvimento dos alunos na realização do trabalho e os inquéritos feitos a familiares. Tendo em conta que nem sempre é fácil motivar alunos de 13-14 anos para o tema da agricultura e dos resíduos consideramos os objetivos foram concretizados com sucesso.

As professoras responsáveis,

Mª Cândida Pinto Carvalho (Prof. de Educação tecnológica)

Ana Mª Antunes Gonçalves Oliveira (Prof. Coordenadora do projeto Eco-Escolas)

Escola EB 2,3 de Tadim ( Braga )