Trabalhos Apresentados | Escalão 2

Vídeo_Fitofármacos e saúde ambiental

Autores: Paulo Beludo; Zé Nuno Domingues; André Quiaios

MEMÓRIA DESCRITIVA

Vídeo de Sensibilização acerca da temática Fitofármacos

 

É importante sensibilizar toda a comunidade sobre o que são os Fitofármacos e as questões ambientais associadas, em especial sobre o destino correto a dar às embalagens vazias dos fitofarmacêuticos.

Actualmente a polémica despoletada pelos Fitofármacos, em todo o mundo, ultrapassa a fronteira das discussões dos efeitos testados e presumidos desses produtos sobre a saúde humana e o meio ambiente. Fitofármacos são substâncias activas ou preparações cuja utilização deve ser efectuada com o máximo ridor de segurança, evitando eventuais riscos para o aplicador, ambiente e consumidor.

A solução para este problema está nas representações sociais de cada pessoa o que se remete para uma visão holista da sociedade e do seu comportamento para com o meio ambiente. É necessário descobrir um ponto de equilíbrio que permita alcançar, por um lado, os níveis de conhecimento individual e social acerca de novas tecnologias mas nunca descurando a preservação do ambiente e saúde humana (desenvolvimento sustentável) sem nunca menosprezar os modelos económicos necessários para a manutenção de uma sociedade equitativa e próspera

Deste modo o vídeo de sensibilização visa também informar sobre todas estas questões e a importância das ações do Homem no meio ambiente, relacionadas com os Fitofármacos. Para isso foi realizado uma vídeo-montagem, com várias frases/palavras e simultaneamente a passagem de imagens relacionadas, com som em background para cativar a atenção dos espectadores.

Escola Sup. de Tecnologia da Saúde de Coimbra ( Coimbra )