Trabalhos Apresentados | Escalão 1

Almanaque Eco-Unidos

Autores: Ana Beatriz Almeida, Ana Catarina Silva, Ana Catarina Brandão, Cátia Gomes, Ivana Duarte

No âmbito do Clube Eco-Escola foi proposto aos alunos a participação no desafio Valorito e a criação de um almanaque. Este grupo de alunas demonstrou interesse em participar.

Em primeiro lugar viram como é o Borda de Água para terem a noção do que é um almanaque. De seguida, organizaram-se e decidiram como queriam a estrutura do mesmo mês a mês.

Em grupo decidiram trabalharem dois meses e de seguida dividiram ente si os restantes meses.

Para obterem as informações dialogaram com pais, avós, vizinhos e recorreram também a uma loja onde se vendem produtos fitofarmaceuticos.

Após terem obtido as informações relativas a cada mês, consideraram importante complementar o almanaque com mais algumas informações úteis para quem trabalha a terra, relativas à consociação de culturas e ás regras de manuseamento de produtos fitofarmacêuticos. Esta informação para elas é mais relevante hoje em dia do que as festas, feiras e romarias.

Na estruturação do texto tiveram o acompanhamento da professora responsável, assim como na sua conversão para o isssu para aparecer em formato de livro, que pode ser consultado em

www://issuu.com/ecomilheiros/docs/almanaque

Para finalizar este trabalho foi muito importante para este grupo de alunas, quer pelo desenvolvimento das relações familiares qer pela aprendizagem que obtiveram sobre as diversas culturas. Não foi uma tarefa fácil, mas é gratificante ver o trabalho final. Mas esta é a primeira edição, as próximas terão seguimento....

Escola EB23 de Milheirós de Poiares ( Santa Maria da Feira )